Olá! Bem-vindo à nossa décima aula (uau!) grátis de teoria musical para iniciantes! Na aula anterior começamos a aprender sobre compassos, e hoje daremos sequência ao estudo deles, aprendendo a analisá-los!
Capítulo 10:
Capítulo 10:
ANÁLISE DE COMPASSO
Compasso Simples – Um compasso recebe a denominação de Compasso Simples, quando sua Unidade de Tempo for representada por um Valor Simples, ou seja, notas musicais sem pontuação de aumento. Veja bem, estamos falando de Unidade de Tempo apenas.
Compasso Composto – Um compasso recebe a denominação de Compasso Composto, quando tem sua Unidade de Tempo formada por um Valor Composto, ou seja, por uma nota que possua uma pontuação para aumento do seu valor original.
Note nos exemplos acima, que não importa quantas notas você use em cada tempo do compasso, desde que a soma total dessas mesmas notas seja igual ao valor da Unidade de Tempo. Some os valores das notas de cada tempo de cada compasso e verá que para cada tempo o valor é igual ao da Unidade de Tempo. Se tiver dificuldade na soma dos valores, reveja os capítulos anteriores e confira os valores das notas.
Signos de Compasso – Cada compasso a ser usado é indicado através de uma fórmula que representa uma fração da semibreve. Por quê? Porque por ser o maior valor usado, ela é considerada uma unidade, ou seja, o inteiro. Na escrita musical, estes algarismos que indicam o compasso devem ser colocados logo depois da clave. Estes signos são representados por frações ordinárias, sinais ou apenas por um número. Também é comum colocar-se uma figura no lugar do denominador.
( lê-se C ) representa o compasso 4/4
( lê-se C cortado ) representa o compasso 2/2
NUMERADOR E DENOMINADOR
Quando o signo de compasso é representado por uma fração ordinária, o numerador e o denominador determinam o seguinte:
COMPASSO SIMPLES
Numerador – Representa a quantidade de tempos de cada compasso.
Os numeradores dos compassos simples são 2, 3, 4, 5 e 7.
Denominador – Determina a qualidade da figura que preenche cada tempo, no compasso simples.
Estes valores são representados pelos seguintes números:
COMPASSO COMPOSTO
Numerador – Indica o total das notas em que se subdivide a unidade de tempo no compasso.
Os numeradores dos compassos compostos são 6, 9, 12, 15 e 21.
Denominador – Representa a nota em que é subdividida cada Unidade de Tempo, baseado nas figuras musicais que conhecemos e seus valores, a exceção é que terão um ponto de aumento.
Exemplo de divisão:
COMPASSOS CORRESPONDENTES
Ocorrem quando o compasso simples e o compasso composto têm o mesmo número de tempos e a mesma unidade de tempo, senda esta simples no compasso simples, e pontuada no compasso composto.
Exemplo:
Para encontrar o compasso correspondente do compasso que tivermos em mãos, existe uma fórmula muito simples:
Do simples para o Composto – Tendo-se um compasso simples, encontra-se o correspondente composto multiplicando o numerador por 3 e o denominador por 2, como se mostra no exemplo abaixo:
Do composto para o Simples – Tendo-se um compasso composto, encontra-se o correspondente simples dividindo o numerador por 3 e o denominador por 2, como se mostra no exemplo abaixo:
ANALISANDO UM COMPASSO
Tendo-se uma fórmula de compasso, conhece-se o número de tempos e a unidade de tempos da seguinte maneira:
1) Toma-se o número superior: sendo 2, 3, 4, 5 ou 7 o compasso é simples;
Relembrando: Os Compassos cujo denominador é 5 ou 7 são chamados de Compassos Simples Alternativos, pois têm origem na união de compassos simples: 2+3 ou 3+2 no caso do compasso de 5 tempos, 3+4 ou 4+3 no caso do de 7.
sendo 6, 9, 12, 15 ou 21 o compasso é composto.
Se o compasso é simples, o número superior indica o número de tempos e o inferior a unidade de tempo.
5 5 tempos
16 a unidade de tempo é representada pela semicolcheia
Se o compasso é composto, acha-se o correspondente simples: o composto terá o mesmo número de tempos e a mesma unidade de tempo, com a diferença que essa unidade de tempo será pontuada.
MARCAÇÃO DOS TEMPOS
Algo muito importante para quem estuda música, para trabalho ou mesmo lazer, é a marcação dos tempos do compasso. Eles podem ser marcados com a mão, sem necessidade de se utilizar uma batuta ou régua, ou qualquer outra coisa. Os movimentos da mão podem ser batidos na mesa ou no ar, da seguinte maneira:
• A marcação do compasso é usada no estudo de solfejo e na regência de coros, orquestras e bandas. A finalidade é dividir os compassos rigorosamente em tempos iguais.
• Todos os compassos de mesma espécie devem ter a mesma duração, não importando o número de figuras contidas em cada um deles.
• Quando o andamento (velocidade) da música é muito rápido, pode ser necessário juntar os tempos na marcação. Nesse caso, cada movimento valeria dois tempos.
FÓRMULAS DE COMPASSO MAIS USADAS
E então? Gostou deste capítulo? Não espere mais: inscreva-se em minha newsletter! Siga este blog! Fique sempre por dentro das novidades!
Olá,como estou iniciando uma Licenciatura em Educação Musical,os seus ensinamentos,pela -
ResponderExcluirsensibilidade didática,veio a calhar e em boa
hora.Valeu!!Zé
para mim muito proveitoso e tirei muitas duvidas.
ResponderExcluirQuerida Joana! Comecei a frequentar um conservatório de música, no ínício de junho, já com 52 anos, porque é o meu sonho aprender tocar violino. Para isso ,faço aulas de percepção musical, canto coral e História da música. Estou adorando,mas tendo algumas dificuldades em percepção quando se trata de fórmulas e compasso. Foi muito bom encontrar os seus textos explicativos, através deles pude tirar muitas dúvidas das minhas aulas de percepção. Agradeço muito.Abraço.
ResponderExcluirJoana,fiquei muito feliz por ter encontrado este site com tantas informações proveitosas sobre teoria de música tirando muitas dúvidas que eu tinha sobre o tema, que até então não tinha achado em nenhum outro site que pudesse me tirar as dúvidas.Amo a música quero aprender para tocar trompete na igreja,Parabenizo você por este trabalho tão bom que tem realizado,continue assim pois com certeza muitas outras pessoas tem se beneficiado com seu trabalho.
ResponderExcluir[...] Capítulo 10 [...]
ResponderExcluir[...] Capítulo 10 – ANÁLISE DE COMPASSO [...]
ResponderExcluiré impossivel não deixar , um agradecimento pela sua explanação, fiquei muito agradecida
ResponderExcluirpor que o meu professor, não permite , definição! daí então fico na mesma sem saber de nada, porém adorei . obrigadinha, bjssss..