sexta-feira, 17 de julho de 2009

Capítulo 9 - COMPASSO

Olá! Esta é nossa nona aula grátis de teoria musical sem complicação! Hoje aprenderemos sobre os diferentes tipos de compassos, e como acentuá-los!

Capítulo 9:

COMPASSO

Acentuação – Em um trecho notam-se sons mais e menos acentuados, denominados acentos (ou tempos) fortes e fracos.

Compasso ou Mesura – É a medida de tempo entre dois acentos fortes. De forma simplificada, podemos dizer que é a divisão da música em pequenas partes. É a soma dos valores musicais contidos entre duas barras verticais dispostas na pauta. Essas linhas verticais recebem os nomes de travessão ou simplesmente barra de compasso. Os compassos são separados por estas barras, perpendiculares às linhas do pentagrama ou pauta musical, que vão da primeira à quinta linha, sem ultrapassá-las.

Para separar sessões da música, como uma mudança de tom, por exemplo, usa-se uma barra dupla. No caso de uma mudança de tom, a barra dupla é colocada no início do compasso alterado.

A barra dupla também é usada na conclusão da música, colocada no final do último compasso. Nesse caso, porém, a segunda linha (da direita) é mais espessa que a primeira. A barra final chama-se Pausa Final.



Quando a barra possui dois pontos, indica repetição, cama-se ritornello.


ESPÉCIES DE COMPASSOS

Os compassos podem ser de diferentes espécies:  a dois tempos, a três tempos, a quatro tempos, etc. Todos, porém, derivam do compasso de dois tempos, que marca o passo do homem, o alternar do pêndulo, etc. Os compassos de três tempos são aumentados de um tempo, os de quatro tempos são compassos dobrados.

Exemplos de alguns compassos:

→ 2 Tempos – Compasso Binário



Obs: No compasso binário, toda figura pontuada é divisível por 2, quando o resultado de sua divisão for também uma figura pontuada.

→ 3 Tempos – Compasso Ternário



Obs: No compasso ternário cada figura pontuada vale ¾ da anterior e o triplo da seguinte.

→ 4 Tempos – Compasso Quaternário



→ 5 Tempos – Compasso Quinário



→ 7 Tempos – Compasso Setenário



Numa análise racional, e já como afirmavam os gregos, todos os compassos se remetem ao 2 e ao 3. Como assim? Compasso quaternário é 2+2, compasso quinário é 2+3 ou 3+2, e por aí vai. Fácil, não?

TEMPOS FORTES, MEIO-FORTES E FRACOS

Como já se viu, de acordo com sua maior ou menor acentuação na escrita musical, os tempos são chamados fortes ou fracos.

O primeiro tempo do compasso é considerado forte, os demais são considerados meio-fortes ou fracos.

Exemplos:

Compasso Binário:

1º Tempo – Forte (F)

2º Tempo – Fraco (f)



Compasso Ternário:

1º Tempo – Forte (F)

2º Tempo – Fraco (f)

3º Tempo – Fraco (f)



Compasso Quaternário:

1º tempo – Forte (F)
2º tempo – Fraco (f)
3º tempo – Meio Forte (mF)
4º tempo – Fraco (f)



O compasso Quinário é considerado em duas hipóteses: como sendo equivalente à soma de um compasso ternário e um binário.

1º tempo – Forte (F)
2º tempo – Meio Forte (mF)
3º tempo – Fraco (f)
+
4º tempo – Forte (F)
5º tempo – Fraco (f)



Ou a soma de um compasso binário e um ternário.

1º tempo – Forte (F)
2º tempo – Fraco (f)
+
3º tempo – Forte (F)
4º tempo – Meio Forte (mF)
5º tempo – Fraco (f)



O compasso Setenário é considerado em duas hipóteses: como sendo equivalente à soma de um compasso quaternário e um ternário.

1º tempo – Forte (F)
2º tempo – Fraco (f)
3º tempo – Meio Forte (mF)
4º tempo – Fraco (f)
+
5º tempo – Forte (F)
6º tempo – Meio Forte (mF)
7º tempo – Fraco (f)



ou a soma de um compasso ternário e um quaternário.

1º tempo – Forte (F)
2º tempo – Meio Forte (mF)
3º tempo – Fraco (f)
+
4º tempo – Forte (F)
5º tempo – Fraco (f)
6º tempo – Meio Forte (mF)
7º tempo – Fraco (f)



UNIDADES DE TEMPO E DE COMPASSO

Unidade de Tempo – É a figura que preenche cada tempo de compasso.

Unidade de Compasso – É a figura que preenche completamente um compasso.

O tempo também se divide em partes fores e fracas. A primeira parte de um tempo é forte, as outras são fracas.

COMPASSOS INCOMPLETOS:

ANACRUSE – um compasso “incompleto” que antecede o 1º tempo do 1º compasso de uma peça musical. As notas ocupam menos da metade do compasso binário ou quaternário, e menos de dois terços do compasso ternário.



ACÉFALO – um compasso “incompleto” onde as notas ocupam mais da metade do compasso binário ou quaternário, e mais de dois terços do compasso ternário.

Quando o compasso inicia-se no tempo forte (o primeiro tempo), chama-se Tético.



Quadro de unidades de tempo e compasso:



Compassos mais usados – Os compassos que têm como denominador a semínima são os mais usados.



É considerado também muito usado o compasso binário que tem como denominador a mínima.

Compassos menos usados – São os que têm como denominador a colcheia.

Também o compasso ternário cujo denominador é a mínima é usado, mas não frequentemente.

Compassos não usados – São os compassos de 2/1, 3/1, 4/1 e 4/2, por possuírem valores maiores que a semibreve. Os compassos cujos denominadores são: 16, 32 e 64 não são mais usados a música moderna.

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6 comentários:

  1. Mtu bom, Ju...vc sempre vai além e acrescenta. Sorte de quem acompanha esse curso. Vc eh special.
    Bjju

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  2. show de bola sua explanção..estou no aguardo de novas aulas..(formação de triades..campo harmonico..etc..) valeu

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  3. a formula de compassos em 7/x setenarios, podem se dividir em dois compassos binarios e um ternario ou 2 ternarios e um singular....formulas de compassos x/8 etc sao encontradas sim muitas vezes em rock progressivos ou em musicas dos generos fusion ou jazz

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  4. Amigo, minha intenção aqui é explicar Teoria de uma forma simples e descomplicada. Se eu for dar ouvidos a cada um que aparece com novas formulações, minhas aulas se tornarão tão evasivas quanto todas as outras. Imagine, você tem uma música inteira em setenário...você vai ficar escrevendo compassos diferentes a cada 3? Só para atrapalhar. Mais fácil é aprender a dividir o compasso como deve. Sobre os compassos x/8, não disse que não são usados, mas sim que são os MENOS usados. Obrigada.

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