ARTICULAÇÃO
Chegamos a um capítulo muito importante no momento da execução de toda música.
A articulação é a maneira como "pronunciamos" ou enfatizamos uma nota ou grupo de notas.
Existem várias formas de tocarmos as notas e elas podem ser emitidas: ligadas, não muito ligadas, destacadas etc...
A essas diferentes maneiras de se emitirem as notas, se dá o nome de articulações. As principais articulações são as seguintes: legato, non legato, staccato e portato.
Vejamos uma a uma.
LEGATO
Ou LIGADO, é a articulação cujas notas se sucedem ligadas, conservando seu valor integral. Essa articulação é indicada por uma linha curva, sempre colocada sobre ou sob as cabeças das notas, e não sobre ou sob sua haste.
O "legato" também pode ser indicado pela própria palavra "legato", no início do trecho, ao invés da linha curva.
NON LEGATO
Ou NÃO LIGADO, é a articulação em que as notas se sucedem não ligadas, sendo executadas uma a uma em seu valor integral. Sua indicação se dá pela própria expressão indicada no início do trecho ou na próxima nota ao final do LEGATO. Ou seja, depois de uma variação, non legato indica que a música volta a ser interpretada sem alterações.
STACCATO
Ou DESTACADO, é a articulação onde as notas se sucedem destacadas, perdendo a metade do valor. Sua indicação se dá pelo ponto de diminuição, colocado acima ou abaixo da cabeça das notas. Na execução, imagine que metade do valor da nota é som e metade é silêncio, assim a divisão ficará correta.
O "staccato" também pode ser indicado pela própria palavra "staccato" no início do trecho, ao invés do ponto de diminuição.
MARTELLATO
Essa articulação é um "staccato" mais evidente, mais pronunciável e que é indicada por pequenos traços verticais sobre as notas.PORTATO
Ou LEVADO, é a articulação em que as notas são emitidas de uma maneira intermediária entre o "legato" e o "staccato". Por isso se indica com os pontos de diminuição do "staccato", abrangidos pela linha curva do "legato".
As notas perdem ¼ do seu tempo. Na execução, imagine que ¾ da nota são som e ¼ é silêncio.
TENUTO
Quando, no meio ou após uma série de notas em "staccato", aparece uma nota que não deva ser executada com essa articulação, é conveniente chamar a atenção para ela, evidenciando-a e evitando-se assim, um erro de articulação. Escreve-se então, sobre essa nota, a palavra "tenuto", ou "seguro", ou sua abreviatura, "ten.".
O "tenuto" é usado também no seguinte caso:
Constitui um erro freqüente não se executar, com seu valor integral, as semibreves e as mínimas por serem mais longas, como por exemplo:
Em casos em que a execução da nota com seu valor integral se torna especialmente necessária, o compositor, como sinal de advertência, escreve o "tenuto" sobre ela.
Obs.: O "tenuto" não indica prolongação do valor da nota, o que é feito pela fermata.
HARMÔNICO NATURAL
Um harmônico é produzido ao tocar/tanger uma corda quando a mão esquerda (supondo-se que o intérprete seja destro) apenas encosta sobre determinada corda. O som se dá pela divisão suave da corda em frações da série harmônica. Produz-se assim um timbre diferente da execução normal. É representado por um círculo sobre a nota em questão.
PIZZICATO
Indicado por um símbolo de mais sobre a nota, esta articulação é usada para instrumentos de arco, e é executada ao pinçar a corda com a mão do arco ao invés de tangê-la com o mesmo. Pode-se substituir os símbolos individuais pela expressão pizz no compasso a ser executado.
SNAP PIZZICATO
Outra articulação para instrumentos de corda. Indica que a corda deve ser esticada para longe do corpo do instrumento e então solta, para provocar um estalo.
ACORDE
Quando são executadas três ou mais notas simultâneas, representa-se o acorde:
Obs.: Se forem menos de três notas a serem executadas simultaneamente passa a ser um intervalo harmônico, e não um acorde.
AS DIVERSAS FUNÇÕES DA LINHA CURVA
Para evitar possíveis confusões, é conveniente mostrar, aqui, as diversas funções da linha curva na grafia musical.
Com o nome de ligadura, esta linha une duas notas da mesma altura, somando-lhes o valor.
Na música vocal, une-se com a linha as notas que são cantadas com a mesma sílaba.
Abrange as quiálteras e sua cifra.
Indica síncope.
Indica o "legato".
Indica as frases musicais.
Nos instrumentos de arco (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), indica a "arcada", isto é, quantas e quais as notas que devem ser emitidas num único movimento de arco.
Nos instrumentos de sopro indica quantas e quais as notas a serem emitidas num só fôlego, ou seja, sem intervalo para respiração.
No piano, quando une notas de alturas diferentes e de duas em duas, indica uma maneira especial de bater nas teclas, em que a mão desce na nota de onde parte a linha curva e se levanta logo após tocar a nota seguinte (o valor desta, portanto, é algo diminuído).
A utilização da articulação é geral, ou seja, toda música possui. Seja ela determinada pelo autor ou até mesmo criada pelo intérprete, mas ela sempre existe.
Usem e abusem de exercícios para melhorar a articulação! Enquanto isso, segue um site com vários jogos musicais: Jogos Musicais Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta o Teoria Musical no Facebook!
https://www.facebook.com/TeoriaMusical
Visite o site do Teoria Musical!
http://joannabraccini.wix.com/teoriamusical