Capítulo 8, parte 1:
ALTERANDO O VALOR DE DURAÇÃO DAS NOTAS
Existem quatro modos de se aumentar o valor de uma nota e um modo de diminuí-lo.
Para aumentar o valor, usa-se:
- Ligadura
- Ponto de Aumento
- Duplo Ponto de Aumento
- Fermata
Para diminuir o valor, usa-se o ponto de diminuição ou staccato.
1. LIGADURA – Existem dois tipos de ligadura. A de prolongamento e a de expressão.
→ Ligadura de Prolongamento – É uma linha curva que une duas ou mais notas de mesma altura, somando suas durações. É permitido utilizar-se de várias ligaduras sucessivas.
Utilizando-se da ligadura de prolongamento, somente a primeira nota é emitida. As demais são apenas uma extensão desta. Ou seja, o intérprete segura a nota prolongada pelo tempo necessário até que a soma de todos os tempos esteja completa.
Importante: Não há ligaduras em pausas.
→ Ligadura de Expressão – Também chamada de Legato. Diferentemente da anterior, esta ligadura une duas ou mais notas de alturas diferentes.
2. PONTO DE AUMENTO – É um ponto que, colocado à direita da nota, tem o efeito de aumentar a metade do valor da mesma. A nota com ponto de aumento chama-se nota pontuada.
Exemplos:
O ponto de aumento também é usado nas pausas, tendo o mesmo efeito. A pausa com ponto de aumento chama-se pausa pontuada.
Exemplos:
A nota sem ponto de aumento é um valor simples, que se subdivide em duas notas menores (subdivisão binária).
A nota pontuada é um valor composto, que se subdivide em três notas menores (subdivisão ternária).
3. DUPLO PONTO DE AUMENTO – Dois pontos à direita da nota, que aumentam três quartos (¾) do seu valor. Ou seja, o primeiro ponto (ao lado da nota) aumenta a metade do valor da figura, e o segundo ponto (à direita do primeiro) aumenta metade do valor do ponto inicial.
O duplo ponto de aumento também pode ser usado nas pausas. Por exemplo:
Pode-se ainda acrescentar um terceiro ponto de aumento. Neste caso, ele aumenta metade do valor do segundo.
4. FERMATA – É um sinal escrito sobre a nota ou pausa para sustentá-la por aproximadamente o dobro do valor de seu tempo. Porém a fermata pode ser sustentada a critério do regente – ou do intérprete, no caso deste estar tocando sozinho (solo) – por tanto tempo quanto se julgar conveniente.
Exemplos:
A fermata sobre a pausa também é chamada de suspensão. Uma fermata colocada sobre a barra de compasso indica uma pequena interrupção entre os dois compassos.
Exemplo:
5. PONTO DE DIMINUIÇÃO OU STACCATO – É um ponto que, colocado acima ou abaixo da nota, diminui metade de sua duração, dividindo o tempo a ser executado entre ½ som e ½ silêncio. Também chamado de staccato simples, o ponto acima ou abaixo das notas indica que as mesmas devem ser executadas destacadas umas das outras, sendo o som executado abrupto, curto, seco. O ponto de diminuição não é usado nas pausas.
Exemplos:
Para finalizar, valores simples são todas as notas ou pausas musicais sem pontos de aumento ou diminuição. Valores compostos são todas as notas e pausas musicais com pontos de aumento ou diminuição.
Para ajudar na fixação da teoria, segue para download uma música, do filme O Rei Leão, em formato PDF.
Download This Land
Gostou deste conteúdo? Fique ligado nas atualizações do blog inscrevendo-se em minha newsletter!