tag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post7098840545153675122..comments2023-07-30T03:06:53.293-03:00Comments on Teoria Musical: Capítulo 13 - ANDAMENTOJoanna Braccinihttp://www.blogger.com/profile/03162798389204510513noreply@blogger.comBlogger20125tag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-4503055308159952072016-04-21T09:46:02.615-03:002016-04-21T09:46:02.615-03:00Muito bom!
Muito bom!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09763307915136604119noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-89045504125200006602014-03-20T11:52:11.778-03:002014-03-20T11:52:11.778-03:00me ajudou muito
só tem bloquear e tecla PrtSc senã...me ajudou muito<br />só tem bloquear e tecla PrtSc senão dá para copiar todo o texto meu amigo!<br />aquela mensagem de sem cérebro é só para amador.<br />Valeu!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06394863657929074353noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-482154013949383002013-12-15T12:20:20.643-02:002013-12-15T12:20:20.643-02:00Olá, Eduardo. Bom, o certo é tocar como se mostra ...Olá, Eduardo. Bom, o certo é tocar como se mostra a partitura, o que você divide é a fórmula de compasso (simples, composto). No caso do Beethoven, mínima pontuada a 180 rpm indica que a cada 3 semínimas (fazendo a divisão) nós teremos tocado 180 batidas. Isso num compasso 4/4, que nos dá 4 semínimas, não fecha com o cálculo de divisão por três. Simplificando: você pode sim fazer a divisão, mas apenas da nota que indica o valor do compasso, não da velocidade da música (se for um composto, facilita muito). Espero ter ajudado! Bons estudos!Joanna Braccinihttps://www.blogger.com/profile/03162798389204510513noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-30816592102693901852013-12-15T10:43:54.199-02:002013-12-15T10:43:54.199-02:00Joana
Estou estudando umas valsas de Beethoven. A...Joana<br /><br />Estou estudando umas valsas de Beethoven. A indicação do andamento é "mínima pontuada = 180". Mas fica tão lento e estrando fazer "semínima = 60". A lógica é dividir mesmo?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/05851816192339101326noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-13066360176175662152013-08-29T15:01:24.401-03:002013-08-29T15:01:24.401-03:00Fico feliz! Bons estudos!Fico feliz! Bons estudos!Joanna Braccinihttps://www.blogger.com/profile/03162798389204510513noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-15259920509218729712013-06-09T15:54:22.702-03:002013-06-09T15:54:22.702-03:00Me ajudou em MuitoMe ajudou em Muitoivanhttps://www.blogger.com/profile/12423657452536689091noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-92022492983935119382013-01-13T09:52:29.651-02:002013-01-13T09:52:29.651-02:00Obrigada!Obrigada!Joanna Braccinihttps://www.blogger.com/profile/03162798389204510513noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-78711572964831704392013-01-13T09:52:05.036-02:002013-01-13T09:52:05.036-02:00Olá, Tiago. Infelizmente esta foi a única maneira ...Olá, Tiago. Infelizmente esta foi a única maneira de evitar o stress que eu vinha passando no outro blog que eu tinha antes (do wordpress). Não tinha nada contra as pessoas copiarem e postarem nos seus próprios blogs o conteúdo todo (ctrl c/ctrl v mesmo), só que este trabalho todo está com minhas opiniões e meu modo de entender/explicar, então o mínimo é vc publicar junto o meu nome e endereço de blog (o que as pessoas não faziam, apesar dos meus pedidos). Então, sim. Eu bloqueei o conteúdo para cópias. Fazer o quê se tem muita gente que não dá a mínima pro esforço dos outros? Abraços!Joanna Braccinihttps://www.blogger.com/profile/03162798389204510513noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-38231928744814435612013-01-13T07:30:48.377-02:002013-01-13T07:30:48.377-02:00Musicistas precisam ser autênticos? Crie, não copi...Musicistas precisam ser autênticos? Crie, não copie? Você é muito insegura mocinha... como se o Andamento fosse invenção sua ou coisa do tipo, pegar um conhecimento secular e se apropriar é muito esquisitoTiago Maltahttps://www.blogger.com/profile/15430425979436748900noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-91513513616156118792010-02-04T14:08:21.000-02:002010-02-04T14:08:21.000-02:00Sou o primeiro a comentar heim.........rsrsMuito b...Sou o primeiro a comentar heim.........rsrs<br>Muito bom esse capitulo, sempre tive essa duvida na relação dos nomes dos andamentos com sua velocidade em tempo real. Agora eu sei!!<br>Um abraço.Marcosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-80172943618080483792010-03-04T08:49:22.000-03:002010-03-04T08:49:22.000-03:00Oi adoro seus artigos mas tenho uma dúvida não é ...Oi adoro seus artigos <br>mas tenho uma dúvida não é referente ao assunto deste artigo ok?<br>estava solfejando o pozzoli décima quinta série, e o primeiro compasso éanacruse , a fórmula de compasso é 2 /4 mas neste primeiro compasso só aparece uma semi colcheia , como vou solfejar isso? se eu for bater a mão essa figura só ocupa 1/4 da batida e o resto desta batida complemento com o compasso seguinte ou na verdade ignoro o restante deste tempo ?<br>obrigado desde já espero que possa me ajudarRoberto Barroshttp://www.myspace.com/robertobarrosofficialnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-6417995356469180222010-03-04T09:20:26.000-03:002010-03-04T09:20:26.000-03:00Olá, Roberto! No caso da anacruze solfejada, você ...Olá, Roberto! No caso da anacruze solfejada, você pode fazer de dois modos: marcar apenas o tempo que está escrito, ou seja, já começar a marcar no final do compasso, começando do 1 no próximo; ou então, para não se perder, marcar normalmente os 2 tempos como se os 3/4 iniciais fossem pausa, cantando só a nota em questão. Convém notar que a anacruze corta o tempo ANTES da nota, e não depois. A "pausa" seria no começo da música, e não após a 1ª nota. Abs!Joannahttp://teoriamusica.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-61852314293494500862010-03-04T09:27:22.000-03:002010-03-04T09:27:22.000-03:00Obrigado Joanna , me ajudou muito .Acabei de ler t...Obrigado Joanna , me ajudou muito .<br>Acabei de ler todos seus artigos, parabéns !<br><br>Que tal algum artigo sobre exercícios de percepção? <br>ObrigadoRoberto Barroshttp://www.myspace.com/robertobarrosofficialnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-84740119054713465262010-09-11T14:41:43.000-03:002010-09-11T14:41:43.000-03:00Olá Joanna,Antes de tudo parabéns pela iniciativa ...Olá Joanna,<br><br>Antes de tudo parabéns pela iniciativa de colocar os ensinamentos de teoria musical da forma e com o carinho que está passando.<br><br>Estou iniciando o estudo do Violino e sou totalmente cru na teoria musical, o método de aprendizagem está sendo o Suzuki, porém meu professor está iniciando a teoria. Acredito que seus ensinamentos seja universal, porém pergunto: as partituras que está disponibilizando também serviria para a execução no violino?<br><br>grande abraço<br><br>Nelson CostaNelson Costanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-73293876659156429002010-09-13T05:54:14.000-03:002010-09-13T05:54:14.000-03:00Nelson, obrigada pelos elogios. Quanto às partitur...Nelson, obrigada pelos elogios. Quanto às partituras, tem duas coisas importantes que devem ser consideradas: <br>1) o tom da música - deve ser o mesmo do seu instrumento, ou então você deve poder transpor. Geralmente as partituras são em C (Dó) então se seu violino estiver afinado em C não haverá problema. <br>2) a extensão do seu instrumento - não adianta tentar tocar uma música que tem notas acima ou abaixo do alcançado pelo seu instrumento, pois ela vai ficar incompleta. Cuide primeiramente em qual clave (Sol ou Fá) a música está escrita, depois veja qual a nota mais grave e qual a mais aguda, para ver se o violino tem essa extensão.<br>Depois de verificar isso, é só sair tocando, hehe..Joannahttp://teoriamusica.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-19712584388867960842011-03-16T11:29:15.000-03:002011-03-16T11:29:15.000-03:00Olá, amigos!!!Tudo bem?Estou iniciando meus estudo...Olá, amigos!!!Tudo bem?<br>Estou iniciando meus estudos com trombone de vara em si bemol <br>A minha grande dificuldade e o solfejo, voce pode me ajudar a encontrar este recurso. Como devo fazer?<br>Obrigado, aguardo seu contatodlucasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-76110428139489843092011-03-19T17:19:37.000-03:002011-03-19T17:19:37.000-03:00Olá! Para solfejo iniciante, indico a você o métod...Olá! Para solfejo iniciante, indico a você o método Bona. Basicamente, você melhora praticando, então leia o solfejo rítmico (somente o tempo de duração das notas sem seus nomes e alturas, utilizando a sílaba "ta" para cada nota), depois o solfejo rezado (somente os nomes e duração das notas sam cantar suas alturas), e por fim o solfejo melódico (cantando as notas nas durações e alturas corretas). Pode usar um piano/teclado para auxiliar no melódico. Bons estudos!Joannahttp://teoriamusica.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-10299794308758810172011-03-29T12:42:50.000-03:002011-03-29T12:42:50.000-03:00[...] Capítulo 12 [...][...] Capítulo 12 [...]ANDAMENTO « Keila Parolohttp://kparolo.wordpress.com/2011/03/29/andamento/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-87503651048578508732011-03-29T14:01:39.000-03:002011-03-29T14:01:39.000-03:00[...] Capítulo 12 – ANDAMENTO [...][...] Capítulo 12 – ANDAMENTO [...]ANDAMENTO « Keila Parolohttp://kparolo.wordpress.com/2011/03/29/andamento-2/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5835267656304113200.post-86663647040635194292011-05-18T11:05:45.000-03:002011-05-18T11:05:45.000-03:00achei super legal!amei e valeuachei super legal!amei e valeunatháliahttp://sdfghjnoreply@blogger.com