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terça-feira, 29 de junho de 2010

Capítulo 15 - ACENTUAÇÃO

ALTERAÇÕES DA ACENTUAÇÃO

A acentuação musical trata dos acentos que encontramos na música, utilizados para enfatizar as frases atribuindo-lhes determinados sentidos, emoções e sentimentos.

Este assunto é importante e tem um grande valor no momento da execução de toda música que os utiliza.

Para a perfeita compreensão deste assunto, é necessária muita atenção, e não apenas uma “leitura rápida”. Ler, reler, esta é a forma de compreender perfeitamente. Você verá que é fácil. O contratempo e a síncope (também chamada de sincopa) são facilmente encontrados nas músicas que você irá estudar e tocar.

Observar novamente os capítulos anteriores sobre divisão do compasso será muito útil.
Os acentos dos compassos são postos normalmente nos tempos fortes (acentuação principal), por exemplo: em um compasso quaternário (4 por 4), onde existem quatro tempos formados por 4 semínimas, o primeiro tempo é considerado forte e o terceiro tempo considerado tempo Meio Forte, já o segundo e o quarto tempos são considerados tempos fracos.

Há certa controvérsia entre autores, onde alguns consideram o primeiro e o terceiro tempos do compasso quaternário como Fortes. Aqui isso ocorrerá apenas no caso de facilitar a didática ou exemplificar algum contraste no sentido da frase.



Os acentos também estão nas notas mais fortes dos tempos (acentuação secundária), como mostrado abaixo:

Veja que o segundo tempo do compasso (tempo fraco) é composto por 4 semi-colcheias. Vamos estudá-lo individualmente.

As notas que formam esse segundo tempo do compasso recebem as mesmas definições de tempos fortes e fracos. Contudo o seu tempo forte não se equivale em intensidade ao do tempo forte do compasso. O tempo forte deste grupo de notas terá a intensidade do tempo fraco do compasso e os tempos fracos do grupo de notas serão ainda mais fracos.



Neste outro exemplo vemos que o terceiro tempo do compasso (Meio Forte), é composto por 4 semi-colcheias. Vamos fazer como fizemos anteriormente, estudá-lo isoladamente.

As notas que formam esse terceiro tempo do compasso recebem as mesmas definições de tempos fortes e fracos. Contudo seu tempo forte se equivale em intensidade ao do tempo forte do compasso. Já os tempos fracos desses grupos de notas se equivaleram em intensidade aos tempos fracos do compasso.

Pois bem, tudo o que vimos acima, é considerado como sendo a acentuação normal do compasso, e como existe exceção para toda regra, vamos vê-las a partir de agora..

Ou o acento é deslocado, o que se denomina contratempo, ou ele é suprimido, ao que damos o nome de sincope. Vejamos estes conceitos isoladamente.

SÍNCOPE

A síncope existe quando o tempo fraco ou parte fraca de um tempo se prolonga para o tempo forte do compasso ou parte forte seguinte, do mesmo tempo. O acento, que deveria surgir nestes últimos, não aparece, sendo suprimido em função disso.

Esta alteração separa o som em duas partes, uma fraca e uma forte. A síncope é indicada pela ligadura e, às vezes, pela nota pontuada.

Abaixo vemos o tempo fraco se prolongando para o tempo forte.


Agora vemos o tempo fraco se prolongando para a parte forte de um tempo do compasso


Na figura a seguir vemos a parte fraca se prolongando para o tempo forte.


Nesta próxima figura já vemos a parte fraca se prolongando para a parte forte de um tempo  do compasso.


Dentro do mesmo compasso, as notas ligadas que formam a síncope geralmente são substituídas por uma só nota, que representa o mesmo valor.



A nota sincopada é aquela que ocupa o lugar onde deveria cair o acento normal.


As síncopes podem ser regulares ou irregulares.

Regular – Ocorre quando as notas que formam a síncope têm os mesmos valores, ou seja, quando as partes fracas e fortes do som forem iguais.

Exemplo:



Irregular – Ocorre quando as notas que formam a síncope têm valores diferentes, ou seja, quando as partes fracas e fortes do som forem desiguais.

Exemplo:


É bom lembrar que as síncopes são muito freqüentes na música brasileira, principalmente nos sambas, onde o ritmo sincopado é indispensável. Os europeus têm muita dificuldade com os ritmos brasileiros exatamente por causa dessa divisão “quebrada”, visto que são mais acostumados a um som “reto”.

Exemplo:


CONTRATEMPO

O contratempo existe quando o acento é deslocado, isto é, quando ao invés de cair em um tempo forte do compasso ou parte forte do tempo, ele cai em tempo fraco do compasso ou parte fraca de tempo sem, no entanto, se prolongar até o tempo forte ou parte forte do tempo, como ocorre na síncope.


Os contratempos podem ser regulares ou irregulares.

Regular – Ocorre quando a nota e a pausa têm a mesma duração.



Irregular – Ocorre quando a nota e a pausa têm durações diferentes.

13 comentários:

  1. Gostaria de receber a partir do primeiro capitulo, e seguir adiante, Obrigado Marcos.
    Canto em coro como tenor e estuto teoria e técnica vocal.

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  2. Mande o pedido para meu email, Marcos (joannaoliveiras@gmail.com). Assim posso responder a você.

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  3. Oi, eu amei. Só uma perguntinha, espero que me responda. Você disse que "Os acentos também estão nas notas mais FORTES dos tempos (acentuação secundária), como mostrado abaixo:..."
    Não seria nas notas mais FRACAS? Porque você exemplificou as notas fracas e não as fortes. Vai ver que você escreveu errado, sei lá. = )

    E outra pergunta: tem acentuação secundária nas notas FORTES?
    Me reponde por favor
    Beijos.

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  4. Miriettee, na verdade, o que eu estou dizendo na explicação é que um tempo (ali é um compasso de 4 tempos, 1 semínima cada) quando dividido (neste caso em 4 colcheias) também segue a regra de acentuação. Apenas chama-se "secundária" por tratar da divisão dos tempos.

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  5. marinho partideiro5 de novembro de 2010 15:35

    Oi eu sou musico percusionista e estudo contra baixo no conservatorio de poços de caldas /mg,como faço pra seguir estas aulas.desde ja muito obrigado.

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  6. Olá Marinho. Para seguir o blog basta se inscrever no campo à direita, clicando em "Sign me Up!" no item SIGA-ME. Obrigada!

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  7. Oi, amei o blog, e me foi e está sendo super útil. Parabéns por tudo. Um ótimo 2011. Se precisar de algo que possa fazer pra acrescentar, é só me falar. Abraço grande
    Fernando Merlino

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  8. mto bom o site esta sendo super util p. mim vlw galera ..!

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  9. Não sou de ficar comentando mas vou comentar aqui, belo post!

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  10. ola, mto bom seu blog, parabéns...
    tenho uma duvida sobre compassos, caso possa me ajudar srsr....
    como eu escrevo um compasso que termina 'no meio' do ultimo tempo??
    ex
    1 e 2 e 3 e 4 1 e 2 e 3 e 4 e 1......
    eu teria que escrever 7/8 em um bpm e 4/4 em outro?
    ou haveria maneira de escrever sem mudar o bpm?
    abraçoo

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  11. Olá, Fer. Desculpe, não entendi a sua dúvida. Talvez esteja falando de uma anacruze? ANACRUSE – é uma nota ou um grupo de notas que antecedem o 1º tempo do 1º compasso de uma peça musical. Quando um compasso não iniciar com um tempo forte, ele estará em anacruse. (vide capítulo 9).

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  12. Marçal Cassiano12 de maio de 2011 14:46

    12/05/2011 às 17:45
    Olá! Aqui Marçal Cassiano,
    Estou estudando para vestibular UFPE, grande a matéria neste Site, grande mestre para estudos da teoria musical.

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